.

I N T E R N A U T A S -M I S S I O N Á R I O S

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

O BATISMO DE JESUS

O BATISMO DE JESUS

Dia 12 de janeiro
Evangelho Mt. 3,13-17

O BATISMO DE JESUS - José Salviano


            O batismo de Jesus marca o início da sua missão, o início da sua vida pública. Também na liturgia da Igreja hoje tem início o tempo comum de cor verde. Verde de esperança de que através da vivência do nosso batismo, mereceremos ser dignos das promessas de Cristo e assim alcançaremos a Vida Eterna. O Continua...


============================
“ESTE É O MEU FILHO AMADO NO QUAL EU PUS O MEU AGRADO”. – Olívia Coutinho

O BATISMO DO SENHOR !

Dia 12 de Janeiro de 2014

Evangelho de Mt 3,13-17

Neste domingo, depois de celebrarmos a Epifania do Senhor, somos agraciados com a solenidade do Batismo de Jesus, festa que marca a passagem  do tempo Natalino para o Tempo Comum, sinalizando o início do ministério de Jesus, quando Ele sai da sua vida oculta e entra para a vida pública.
O ponto forte da liturgia desta solenidade é a declaração de amor e confiança que o Pai transmite ao Filho no momento decisivo de sua vida!
O evangelho de hoje, nos coloca às margens do rio Jordão, precisamente, onde Jesus se misturou  aos  pecadores para também ser Batizado por João.
Vendo Jesus se aproximar para receber o batismo, João se surpreende,  e  a  princípio recusa batizá-Lo dizendo: “Eu preciso ser Batizado por ti, e tu vens a mim?”  Mas os argumentos de Jesus,  convencem João,  e   Batismo de Jesus  acontece, mesmo não sendo necessário, já que Nele  não havia pecado.
Ao entrar na fila para receber o  Batismo de João,  Jesus  assume publicamente  a sua humanidade, estabelecendo desde já, um vínculo de proximidade com os pecadores  ao solidarizar-se  com eles. 
 Com este gesto de total humildade, Jesus experimenta a fragilidade humana, deixando claro que Ele  não faria uso de suas prerrogativas divinas na sua trajetória terrena. 
No ato do seu Batismo, Jesus se mostra  totalmente  humano, “descendo” até a nossa realidade, diferente do nosso Batismo, quando acontece o inverso, nós “subimos” para nos aproximar do divino!
No batismo de Jesus, acontece a manifestação da Trindade Divina: O Pai faz uma declaração ao Filho e o Espírito se manifesta de forma  visível sobre Ele como pomba, o que retrata claramente a harmonia  entre as três pessoas da Santíssima Trindade: Pai, Filho, Espírito Santo.
Ao sair das águas do rio Jordão, Jesus, ungido pelo Espírito Santo, dá início ao Seu ministério redentor, apagando o  nosso passado, transformando o  nosso presente e  garantindo o nosso futuro!
Passando pelas águas do batismo, Jesus  abre  para a humanidade um caminho novo, com Ele as portas do céu, que fora fechada pelo pecado, se abrem.
Assim como Jesus, que no momento do seu batismo, recebeu do Pai uma declaração de  amor e confiança que o encorajou  para dar início a sua missão,   também nós, abastecido pelo força do Espírito Santo que recebemos no nosso batismo e alicerçados no exemplo  de Jesus, adquirimos coragem para realizar grandes coisas, com pequenos gestos, dando  continuidade a construção do Reino  iniciada por Jesus!
O batismo de Jesus amplia-se na vida de cada um de nós, é um chamado a vivencia da fé, a assumirmos  o compromisso de servidores e conseqüentemente herdeiros do Reino!
É importante  termos  um entendimento melhor da dimensão do nosso Batismo. O Batismo não deve ser visto como  tradição, como bênção para que a criança tenha mais saúde, ou para o perdão dos pecados como era o Batismo de João.  O Batismo é compromisso, ele  nos insere em Cristo, torna-nos participantes da vida Dele, o que  implica conseqüências.  Quando criança nossos pais e padrinhos assumem este compromisso, nos orientando  no  campo da fé, quando crescemos, a responsabilidade passa para nós.
Ser Batizado é dar testemunho de Jesus em qualquer circunstancia, é sair de si mesmo para ir ao encontro do outro, é ser como Jesus: pessoas para outras pessoas!
 Como anunciadores do evangelho, sigamos o exemplo de fidelidade e  de humildade do profeta João Batista que fazia questão de enfatizar a sua pequinês diante a grandeza do Messias: “eu não sou digno de desamarrar as suas sandálias.”
No nosso trabalho missionário, deixemos  que Jesus  apareça e não a nossa pessoa, afinal, o poder está Nele e não em nós, somos apenas instrumentos à serviço do Reino, pois é Jesus  quem age através de nós.
Batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, somos inseridos na família Divina!  E assim, transfigurados, haveremos de  ver repetir no coração da Igreja  a mesma manifestação de Deus, como  no Batismo de Jesus: “ Este é o meu filho (a) amado!”   
Celebrar o batismo de Jesus é  fazer memória do nosso próprio batismo!
Como Batizados, somos filhos amados do Pai configurados no Filho,  templo vivo do Espírito Santo!  

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia

============================
"Este é o meu Filho , o amado "
Nós celebramos o Batismo do Senhor Jesus que, como uma de suas pessoas , aproxima-se do Jordão. Quando ele ouviu a voz de Batista, como os primeiros cristãos ouviram e aprovaram a mensagem de voz do Pai , que destaca a marca e identidade de Jesus de Nazaré como seu Filho amado e favorito, também gostaríamos de ouvir e tornar a vida da nossa vida a voz do Espírito do Senhor Jesus misteriosamente nos habita desde o dia do nosso próprio batismo.
Fiéis à nossa condição de batizados em nome de Jesus Cristo hoje, renovar e aprofundar a nossa comunhão com Ele também viver como Ele, ardidos por paixão para fazer isso em nosso mundo Reino do Pai .
Hoje para renovar a alegria e empenho que envolve terem recebido as águas do batismo e do Espírito de Jesus Cristo.
Primeira Leitura : Isaías 42,1-4.6-7
Ambiente: A primeira canção do Servo de Javé. O profeta - poeta que chamamos Segundo Isaías (Is 40-55 ) nos deixou quatro poemas sobre o Servo de Javé de beleza incomparável , tanto literária e teológica (Is 42,1-7 , 49,1-7 , 50,4 - 9 , 52:13-53:12 ) . Muito tem sido escrito sobre estes poemas , o resultado é que ele é um indivíduo com uma missão de " personalidade corporativa " , ou seja , ele assume na sua pessoa a responsabilidade das pessoas e da humanidade, que é uma profeta com características régios que sintetiza todas as qualidades dos profetas que é escolhido por Deus com atenção única e cuidado, que o destino deles é restaurar a aliança de Deus com o seu povo e , através dele, a toda a humanidade através de pregação e sofrimento vicário . Fui humilhado a uma morte ignominiosa , mas Deus reabilitou -o, levantou-o e deu-lhe única entre a grande honra .
Reflexões
1) O Servo , preferido e escolhido de Deus, equipado para a missão !
Eis o meu servo , a quem sustenho , o meu escolhido , em quem eu prefiro. Por isso pus o meu Espírito para trazer justiça às nações. Deve-se ressaltar que o Servo é escolhido de forma singular e privilegiada por Deus. É aquele em quem a sua alma se deleita , ou seja, o prazer total de Deus , é a sua favorita. O contexto imediato desta missão é a libertação do povo de Deus, desde o exílio babilônico , mas além dessas fronteiras teares e abre um horizonte mais amplo . Ele promete um dom especial do Espírito , que pode realizar a sua missão não seria fácil e seria plantada com dificuldades graves e difíceis. Com a luz ea força do Espírito levará adiante a missão bem sucedida que lhe foi confiada . Embora o Servo é um profeta ea profecia acabado, síntese também características Regal. Assim, desde o primeiro poema é creditado com um dos traços mais característicos dos reis de Israel , defendendo o direito dos pobres , órfãos, viúvas e os desamparados . Este poema expressa os crentes, testemunhas de Jesus para ser chamado para esta tarefa é um privilégio de Deus e que sejam adequadamente treinados para realizá-lo. Assim, há de dissipar o medo e as dúvidas e realizar a nossa missão com firmeza e confiança.
2) A missão do servo ao seu povo: a restauração !
Fielmente promover o direito de não hesitar ou ser dividido justiça estabelecido na terra. O Servo de Deus , que é um modelo de respeito , gentileza e mansidão, será , no entanto, restaurar a sua missão com firmeza. As circunstâncias em que exerceu a sua tarefa não era fácil : exílio e pós- exílio na Babilônia . Tudo estava em colapso e teve que restaurar . Nesta tarefa árdua Servo vai levar as pessoas. Então, você vai precisar da força que vem do Espírito , que é prometido em uma maneira especial. Não vai ser levado pela parcialidade , nem fraqueza. Ele vai aplicar a lei com a limpeza , firmeza, justiça e equidade . É o modelo do profeta e governante só visa tornar possível o bem comum de todos. Crentes que vivem em um mundo hostil e agressivo precisa dessas qualidades para cumprir nossa tarefa de Servo testemunho vivo em nossas áreas habituais de vida e de trabalho . Somos convidados a combinar harmoniosamente a suavidade , gentileza com firmeza e coragem.
3) A missão do Servo : luz para as nações !
Eu, o Senhor , te chamei ... Eu formei você e te fez um povo do convênio , uma luz para as nações. A vocação servo transcende as fronteiras de Israel. O profeta - poeta que compôs estes poemas anônimo abre o horizonte para abranger todos os povos e nações. Experiência de Babilônia, e conhecer outras pessoas que amadurecer em sua mente iluminada pelo Espírito inspirador , que a tarefa do escolhido de Deus o privilégio de chamar todas as pessoas a El Salvador poderia entrar plano de Deus. Este pensamento aparece no Novo Testamento, quando se fala da missão de Jesus (lembre-se o encontro com Simeão e enviar os Apóstolos pelo Matthew Ressuscitado 20,18-20 ) e quando falamos da vocação de Paulo (Atos 9 , 22 e 26 ) . Os discípulos de Jesus são chamados a proclamar ao mundo que Deus não faz acepção de pessoas , que todos são chamados a participar verdadeiramente a salvação.
Segunda Leitura : Atos 10:34-38
Ambiente: Estes versos são parte do discurso de San Pedro em casa de Cornélio , que viu a primeira conversão dos gentios para o evangelho como resultado da exposição kerigmático eles proclamada. A missão de Jesus começou com o seu batismo no Jordão.
Reflexões
1) Deus não faz acepção de pessoas !
É claro que Deus não faz distinção ; aceitável para ele e que faz a justiça está em causa, se a nação é . Nos poemas do Servo tarefa universal foi anunciado . Pedro observa que Jesus , o verdadeiro Servo de Javé , concluiu com êxito essa missão anunciado como mostrado pelo fato de que , depois de ouvir o anúncio solene sobre Jesus ( kerygma ) , uma família de pagãos à fé e à salvação abre e recebe o Espírito. É a colher e garantir uma colheita mais abundante. Realmente o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo , já não faz acepção de pessoas está interessado em tudo e todos são chamados a participar da filiação adotiva divina. Para os crentes , não há distinção de raças , línguas, nações ou expressões religiosas . Desde a convicção de sua própria fé vivida e experimentada sabe que o diálogo é possível com todas as informações necessárias , sincero e urgente.
2) Jesus ungido pelo Espírito Santo !
Jesus de Nazaré, ungido por Deus com o poder do Espírito Santo . Outro aspecto da promessa se ​​cumpre em Jesus recebeu o dom do Espírito Santo para a missão e tarefa. Peter se lembra de um aspecto importante neste dom do Espírito : Jesus recebeu o poder do Espírito . Um lugar para chamar de Lucas do Espírito " Force" ( Dynamis ) de Deus (Lucas 1:35 , Atos 1:8). Isso é importante para entender a missão de Jesus , apesar das graves dificuldades, incompreensões e rejeições , Jesus vai levar adiante a missão até a consumação final. Nem os discípulos de Jesus não terá a força que vem de cima e contra a qual ninguém pode. Eles já tinham experimentado os profetas (Jr 1,8 s ) . Nunca foi mais fácil a tarefa do testemunho de vida e evangelismo. Mas tem sempre acontecido , especialmente pelo testemunho dos mártires .
3) Jesus , o homem que todos andou fazendo o bem !
Ele andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo , porque Deus estava com ele. Bem treinada para a missão, Jesus andou fazendo o bem . Ele era o homem para os outros em todos os aspectos . Peter solenemente lembrar kerigmático em sua proclamação . Este reconhecimento e proclamação define um aspecto importante da missão e obra de Jesus. É uma característica do Servo de Javé ser para os outros e para os outros. Se cumpre a profecia superabundantemente de largura e no Servo .
Evangelho : ( Mateus 3:13-17 )
Ambiente: O contexto é bem conhecida. Mateus apenas diz que Jesus veio da Galiléia ao Jordão e foi apresentado a João para ser batizado. Lucas parece sugerir que Jesus veio ao Jordão em meio a seu caminho até lá para receber o batismo de João . É de notar que toda a história do batismo de Jesus é uma epifania , ou seja, uma história reveladora de realidades muito profundas na linguagem austera e sóbria : é o momento em que Jesus recebe a sua missão e os equipamentos necessários para o mesmo.
Reflexões
1) Jesus , entre os pecadores , se aproxima do Jordão !
Foi Jesus da Galiléia para a Jordânia e apresentou a João para batizá-lo . Situação surpreendente: Jesus entre a forma como os pecadores para a Jordânia . Desde o início da história , o leitor é convidado a focalizar corretamente . Todo o evento está cheio de significado profundo e evangelista quer desde o início , vamos olhar na direção que ele considere adequado. Jesus receberá a missão ea tarefa do Servo : assumir indiretamente a responsabilidade das pessoas e da humanidade . Por que apresenta tão visualmente avançar esta missão e tarefa. Os discípulos de Jesus não andou o mundo isolado . Em vez disso, eles fazem as mesmas estradas nas mesmas áreas e seus semelhantes. Lá, em meio a tudo, o crente é sal e luz. E ele é chamado o mal não chocou ninguém, mas para reconhecê-la , aceitá-la e tentar superá-lo. Difícil , mas nobre tarefa.
2 ) É necessário para cumprir o plano de Deus !
John tentou dissuadi-lo , dizendo: Eu sou o único que precisa de ser batizado por ti , e tu vens a mim? Jesus respondeu-lhe: Deixa-o agora. Ok então para cumprir tudo o que Deus quer. Este curto diálogo entre Jesus e João é altamente dramático e significativo. Na narrativa da infância de Mateus nos diz nada de John . É amplamente Lucas que se lembram de anunciar a sua concepção e as circunstâncias de seu nascimento. Mesmo apresentado como um parente de Jesus. Portanto, você tem que pensar que é o primeiro encontro entre os dois cara a cara . John , como um profeta, ver quem tem frente e se recusa a batizar. A resposta de Jesus é uma expressão cheia de significado na história da salvação. Deus tem um plano e ele está incluído neste encontro vital. Execute este projeto desde o início , Jesus insiste.
3) Doação do Espírito para a missão !
Ele saiu da água , os céus se abriram e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele . Deve-se notar que a doação do Espírito não está relacionado ao batismo. Os céus abertos e descer o Espírito , quando Jesus saiu das águas do Jordão . O batismo de João não confere o Espírito Santo. Este é um privilégio adequado apenas o batismo cristão eo batismo cristão. A abertura dos céus e do dom do Espírito são duas realidades que convergem para o mesmo significado : neste momento declara solenemente que o homem chamado Jesus, que está à beira do Jordão é tanto o profeta escatológico , ou seja, o Profeta esperou o clímax da salvação e do Servo de Javé , que irá realizar o plano de Deus. Assim que receber o equipamento necessário para cumprir essa missão . O presente original do Espírito Santo , na visão de João, o evangelista, e permanece estável nele para sempre ( recurso especial do clímax da salvação) (Jo 1.32) .
4) Jesus é o amado de Deus !
E veio uma voz do céu que dizia : Este é o meu Filho, o amado , minha amada . A voz que é ouvida do céu , confirma a vocação de Jesus. Este homem é ao mesmo tempo o Servo de Javé e do Filho de Deus, o escolhido para levar a salvação. Mateus já havia anunciado nos que Jesus é o Filho de Deus desde a concepção virginal . Mas esta descoberta uma reflexão cristológica ( alimentado e conduzido pelo Espírito Santo) era lento na Igreja primitiva : Evento começou depois da Páscoa, já é entendido no Baptismo e , finalmente, na concepção virginal . A missão de Jesus abrange todos os aspectos que foram anunciadas para o Servo , mas fez um caminho superando : pregar a palavra para restaurar e para inaugurar a nova aliança e indiretamente assumir a responsabilidade pelas pessoas e da humanidade . É por isso que este evento é tão importante na vida de Jesus. O crente no meio do mundo é uma agressão freio , violência e egoísmo ambicioso dos homens. É um instrumento de reconciliação e de paz, imitação e representação de Jesus , no meio dos homens. Esta tarefa é tarefa particularmente urgente dos nossos tempos. O testemunho de promover a paz com a vida e as palavras é uma ótima maneira de imitar a Jesus em sua tarefa e missão do Servo .
fr . Gerardo Sanchez Mielgo - www.dominicos.org


No Senhor Jesus Cristo cristãos descobrir o cumprimento das promessas que durante séculos alimentaram a esperança do povo de Israel. O servo do Senhor, pelo profeta Isaías anunciou , que traz justiça às nações , é esse Jesus de Nazaré como um judeu é mais atraído pelo apelo à conversão que João Batista está proclamando no rio Jordão para ser batizado por ele.
Depois do batismo acontece teofania . O Espírito pousa em Jesus e de voz, a marca do Pai e selar a identidade de Jesus. O próprio Deus está Nele , há ninguém como Jesus possuía ou possuir a presença do Espírito de Deus , como é simplesmente fechar esta presença que a identidade se torna. O batismo no Jordão é o Filho de Deus, Deus -a-like -us .
Aqui uma primeira sotaque destacar em nossas homilias de domingo o batismo de Jesus , a nossa fé n'Ele como a presença do mistério de Deus na história e na evolução da humanidade. Bem gostaria de destacar muito formalmente , com um rito particular dentro da celebração eucarística.
Um segundo ponto é olhar para a missão que o ungido, inspirado pelo Espírito divino, vem para jogar. Ele irá implementar a lei ea justiça . E, certamente, Jesus fez. Muito particular é determinado para dignificar a vida de todos aqueles a quem ele conheceu nas estradas da Galiléia e vivendo sem dignidade e felicidade significa que o Pai quer para seus filhos. Esta aceitação de Jesus aos encontrados nas margens da sociedade abre um novo mundo e uma nova humanidade , uma nova maneira de compreender e relacionar os seres humanos , especialmente desde que o esforço para estabelecer uma fraternidade universal irá apresentar o Reino de Deus em nosso mundo.
Em terceiro lugar é importante notar que esta é uma boa oportunidade para lembrar e atualizar todos os membros da comunidade de fé nossa condição pessoal batizado em nome de Jesus. Às vezes parece que o grande sacramento do Batismo nos une e configura -los a Cristo Jesus , " o mais belo eo mais sublime dos dons de Deus", nas palavras de São Gregório Naciancieno , temos um pouco esquecido .
Perceba nossa condição batizado deveria instar -nos a viver dando sempre graças e procurando maneiras de consistência , de acordo com o nosso estatuto como discípulos e seguidores de Jesus.
Dar graças por este mistério de comunhão com Cristo Jesus , que nos leva para o mesmo destino de vida dada ao extremo e recuperado pelo poder do Espírito de Deus para uma outra vida - sem -a- ameaça. Batismo e da alegria da Páscoa e sensação de plenitude de significado estão sempre juntos nas profundezas do crente cristão.
E sempre procurando maneiras de coerência . Hoje é ungido pelo Espírito de Deus , nós, os cristãos , e nossa missão é a mesma que energizado toda a vida do Senhor Jesus. Assim como ele, nós também devemos passar pelo mundo fazendo o bem e curando a todos os oprimidos por qualquer mal. A dor ainda está lá , marcação e lacerar a vida de não poucas pessoas. Batizado em nome de Jesus Cristo , fiel ao Seu Espírito , nós também temos a voar todas as pesquisas dia da lei e da justiça para muitos seres humanos que carecem de ambos.
Descobrimos que ungido e pediu para fazer presente em nosso mundo e para estender o reino de Deus , razão pela qual o Pai amado dedicado todo o seu ser . Por isso, são configurados a Cristo e da nossa comunhão com Ele baptismal que irá conduzir o renascimento de uma nova humanidade cujo motor é o mesmo amor do Pai por todos os seres humanos.
fr . Cesar Valero Sob O.P. - Www.dominicos.org

Em algumas tribos africanas quando uma mulher grávida vai para a floresta com os amigos e não rezar e meditar até que você pode ouvir a canção da criança concebida .
Eles sabem que cada alma tem a sua própria vibração , manifestando a sua finalidade e destino.
Quando as mulheres aprenderam a canção cantar -alongs e voltar para a tribo para mostrar a todos.
Quando a criança nasce, a comunidade reunida , a criança canta sua música como a criança começa sua educação e quando ele entra na adolescência e quando casa também vai cantar sua canção .
Finalmente, quando a alma está prestes a deixar este mundo , família e amigos reunidos em torno de sua cama cantar sua última música.
Se toda a sua vida a pessoa cometeu um crime ou ação anti-social , o indivíduo é chamado ao centro da cidade e um grande círculo em volta dele cantar sua canção .
A correção não é punição, é o amor ea lembrança da identidade. A canção faz lembrar de quem ele é. E quando se reconhece sua música de novo e não faz mal a ninguém .
Um amigo é alguém que sabe sua música e canta quando você esqueceu .
Para encontrar o seu caminho de volta para casa apenas cantar a música que venho cantando desde que foram concebidos .
No dia do batismo é o dia da nossa concepção . O dia em que Deus , nosso Pai, nós cantamos sua canção : Tu és meu Filho , o amado, minha amada .
Termina a estação do Natal com suas festas e visitas e retorno à rotina diária.
Nossa Eucaristia domingo também é uma parte importante da nossa rotina . Não a chamada wake- up que nós, mas o chamado de Deus , o chamado de nosso Pai, que quer cantar uma canção de amor traz.
Nós viemos à igreja para "ver" como nos diz o Evangelho .
João viu o céu aberto, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre Jesus. E ouvi uma música do céu dizendo: "Este é meu Filho, o amado , minha amada . "
Há tantas coisas que os nossos olhos carnais não conseguem "ver" .
João também viu o início . Jesus era um judeu até ele, um pecador mais ...
Como é difícil muitas vezes distinguir a cópia original.
Eu já fui a igreja de Nossa Senhora da Esperança , em Manhattan para o qual Soralla pintou um quadro de São José visita. Eu admirava a caixa e depois de um tempo o padre me acordou e disse : " . O original é uma cópia é guardada no Hispanic Society " .
Só quem pode ver o interior das coisas e as pessoas podem ver a diferença.
Você não pode julgar um livro pela capa. Você não pode dizer que Jesus é, se você não pode "ver" . Você pode admirar as milhares de fotos que representam ele, você pode ouvir milhares de estudiosos sermões sobre Jesus , mas para captar sua essência de música e você precisa "ver" .
João viu o Espírito descer sobre Ele viu Deus no seu batismo e experimentou seu poder. Foi um batismo mais. Foi como um terremoto, um evento divino.
John descobriu que dia o profeta enviado por Deus para tirar o pecado do mundo que não o batismo ser removido. E, finalmente, eu vi.
Estamos na igreja , neste dia baptismal , para ver mais claramente quem é Jesus , ouvir a sua música , aprender e continuar cantando para nossas vidas.
Precisamos também de terremotos em nossas vidas e estes são acontecimentos cotidianos e as pessoas que encontramos e esfregar ombros em nossas vidas diárias .
No dia do batismo de Jesus marca a 0 dias de sua vida. Obtendo o ministério , missão, cantar o amor de Deus a todos os homens . Melodia simples e profunda em todos nós .
Eu gostaria que todos os bons amigos que se lembram e cantam quando nos esquecemos . Filho , amado, amado, para sempre.
Padre Félix Jiménez Tutor - www.parroquiaelpilarsoria.es

Hoje a Igreja celebra a festa do Batismo do Senhor. O tempo litúrgico do Natal termina com este festival , que ocupa o primeiro domingo depois da Epifania Epifania .
A festa de hoje de alguma forma completar o 6 de janeiro, porque mais uma vez ver o mesmo mistério de uma outra perspectiva .
Em 6 de janeiro , celebramos a manifestação de Deus para os Reis Magos representam os pagãos , e hoje nós celebramos a manifestação de Deus em proclamar Jesus como seu Filho amado .
Assim como Jesus, todos os cristãos são chamados por Deus e consagrado por Ele para evangelizar e ajudar a construir o Reino . Assim, o Reino atinge todo e com a colaboração de todos.
Na primeira leitura da Missa de hoje Isaías anuncia a chegada do Messias como o Servo de Deus , cheio do Espírito Santo e trazer justiça e libertação. O profeta fala de um servo, uma personificação de Israel , oprimidos e maltratados pelas pessoas babilônios .
Mas o Senhor encheu o espírito de força, para implantar a lei ea justiça de Deus, convocaram o espalhadas pela libertação de todos os irmãos da escravidão.
Esta vila - servo deve aceitar a sua missão , sem arrependimento ou hesitação , para ser o modelo para outros israelitas espalhados em outras regiões.
Estes conceitos são aplicados pela comunidade cristã Jesus , servo obediente de Deus, redimido por as dores de sua Paixão .
No batismo o Jesus do Evangelho " é contada . Pouco antes do início da atividade de Jesus, teve alguns grupos religiosos judeus na área perto do rio Jordão , ele viveu com esperança exaltação da vinda do Messias.
João Batista , pregando na região foi a chegada iminente do Senhor, e foi um batismo, que consistiu de lavagem com água, que acompanha a confissão de pecados.
Assim como as pessoas tinham que fazer essas lavagens , Jesus apareceu para mergulhar nas águas do Jordão , como todos os outros.
A insistência de Jesus em fazer a vontade de Deus, Deus forçado a governar em reconhecimento público em um homem, e, aparentemente, pecador , seu amado filho . E sente alguma fraqueza diante de Deus que, como Jesus se comprometem publicamente a fazer " o que quiser " para aqueles que obedecem a Deus declara filhos favoritos , aqueles que irão fazer o seu Queren Deus quer que eles uma amados filhos, Deus encontra o seu favorito entre aqueles que preferem viver vontade .
O destino de Jesus, sendo filho amado de Deus , está ao nosso alcance , se decidirmos cumprir o que Ele quer de nós . Como Jesus, fomos batizados e daquele dia , Deus nos aceita como Seus filhos, mas apenas quando decidimos fazer a vontade de Deus , nós seremos seus filhos favoritos .
No seu batismo no rio Jordão , Jesus foi escolhido por Deus como seu enviado , foi preenchido com o poder do Espírito para começar a sua pregação do Reino e de fazer os sinais do Reino , mesmo com dificuldades e perigo de sua vida.
E isso é precisamente o que significa ser cristão.
Os cristãos são chamados por Deus, somos escolhidos por Deus para a nossa vocação cristã.
Um cristão é alguém que , depois de ter sido escolhido por Deus para ser seu filho e mensageiro, aceitar que a escolha ea entrega ou dedicado a Deus para a vida.
Esta escolha é feita esta consagração no Baptismo , um ato que na antiguidade era apenas adultos e depois de uma longa preparação.
Em um mundo pagão maioria , ser cristão era uma escolha que tinha seus riscos . Quem escolheu a fé , eu sabia ao certo o que foi cometido e que a missão já tinha o que corre o risco , inclusive a morte , ele submetido.
Batismo transforma o ser humano em um outro Cristo.
Em Belém Jesus nasceu como um homem, mas no seu batismo , nasceu como o escolhido de Deus e consagrada a Deus . Não nasceu como agente do Reino de Deus.
Assim, a liturgia conecta o batismo de Jesus com o Natal, pois ambos os fatos se relacionam com a eleição e consagração de Jesus para a missão que o Pai confiou .
E este é o significado do nosso batismo . O batismo é o nosso nascimento para a realidade da fé, da nossa vocação divina e nossa missão de mensageiros do Reino de Deus .
Pequeno como foram batizados pela fé de nossos pais, nós temos a oportunidade de reafirmar que a escolha de Deus e resposta livre que nós lhe damos . Hoje somos convidados a assumir o nosso batismo com todos os seus riscos e sua missão, como fez Jesus quando Ele foi batizado , deve ser preferido filhos de Deus.
Como cristãos não somos culturalmente diferente das outras pessoas , precisamos de trabalhar, ganhar dinheiro, sustentar uma família , atuar profissionalmente , divertido.
Os cristãos não são um núcleo fechado, o círculo de perfeita ou os únicos salvos. E nós sabemos disso. Os cristãos são como a semente que atesta lentamente a presença do Reino de Deus .
A diferença entre os cristãos e não-cristãos é que os cristãos tornaram-se conscientes da chamada e ter tomado livre e responsavelmente a tarefa de construir um mundo harmonioso do ponto de vista de Cristo , com seus critérios e sua proposta .
Hoje, Deus nos une a seu projeto, dar -nos o seu Espírito de fortaleza , nos une a Cristo , reconhecemos como seus filhos e nos convida a um trabalho esplêndido : trabalhar para o seu reino de amor, justiça e paz.
Este ano, vamos dizer ao Senhor : Senhor, hoje celebramos o Batismo de Jesus , nós também celebramos o nosso batismo no Espírito , e nós somos seus, filhos queridos e queridas , compartilhando sua vida divina.
Hoje entendemos muito melhor o que significa ser batizado , não como um rito tradicional do nosso povo, mas como um pessoalmente se sentem chamados a fazer parte do seu povo e ser mensageiros de seu Evangelho.
Senhor para sempre ter em mente a nossa missão.

Leituras Nexus
Nenhuma palavra sobre os novos textos litúrgicos aparecem , todos eles se relacionam de alguma forma para a novidade da ação de Deus na história. É mais uma vez a linguagem de Deus , em Isaías : " ... a escravidão acabou, todo vale seja levantado e cada montanha e baixou ... aí vem o Senhor Deus com poder e seu braço dominará . " É absolutamente novo Jesus é batizado por João , o céu se abre , o Espírito desce como uma pomba, uma voz é ouvida do céu : " . Tu és o meu filho amado " Nova realidade é o homem que foi batizado " um banho de renascimento e renovação pelo Espírito Santo , derramou sobre nós ricamente , por Cristo Jesus nosso Senhor. "
doutrinária Mensagem
1 . A novidade vem de Deus. O homem , desde o início , leva a deterioração ea velha carne pecaminosa. Ele está envolvido , como em um poço profundo , que é impossível sair sozinho. Como esta é uma realidade comum a toda a humanidade , ninguém , por seu próprio valor e amor, pode ajudar os outros . Esta é a condição humana triste. O homem pode gritar , o desespero , a blasfêmia , ou pode sentir o peso da culpa , pedir perdão e ajudá- , espera. O que está claro é que só Deus pode ajudá-lo, só Deus pode mudar a sua velha carne em pura novidade de graça e misericórdia . É igualmente claro que Deus quer ajudá- la e agir para o homem , porque "foi criado à imagem e semelhança " . A liturgia apresenta três momentos históricos da intervenção de Deus em primeiro lugar intervém para libertar os israelitas da escravidão na Babilônia ( primeira leitura) , em seguida, para revelar ao mundo a filiação divina de Jesus (Evangelho) , finalmente, para manifestar aos homens nova situação aqueles que receberam o batismo ( segunda leitura) . A consequência lógica é : se Deus interveio no passado com uma nova explosão de vida e de esperança , Deus intervém neste e intervir no futuro, porque o nome mais adequado da fidelidade de Deus .
Dois. A novidade é invisível. A novidade que Deus infundiu nos corações dos impactos homens e afeta a história, mas em si é invisível , interna , puramente espiritual . Primeiro faça novo coração, então a partir do coração do homem e com a ajuda do homem, também transmuta realidade histórica. Nos exilados na Babilônia anseio primeiro criado para Sião, o desejo ea determinação de retorno, então organizados os fios da história de tal decisão fosse desejo e realização. No caso de Jesus , a teofania do batismo nos faz descobrir uma novidade inicial, que se desenvolverá ao longo de toda sua vida pública e, especialmente, no mistério da sua morte e ressurreição . A novidade dos batizados só vai perceber o tempo , na medida em que há uma coerência vital entre novidade infundido por Deus e do concreto e na vida diária do cristão. Para aqueles que julgar de fora , não raro, difícil de desvendar a relação entre o interior ea novidade histórica na vida comum de cada manifestações do ser humano . Então, como é difícil julgar a verdadeira vida , interior , os homens , e como facilmente podemos dar errado !
Três . A novidade é eficaz. Se ele vem de Deus , não pode ser de outra forma . A ação de Deus acontece , se o homem não atrapalha .

============================


Nenhum comentário:

Postar um comentário